segunda-feira, 20 de abril de 2009

Palestrar é preciso!



Um dos maiores diferenciais entre o bom e o mal profissional prevencionista é a capacidade que o mesmo tem de vender suas idéias.

Durante noventa minutos um bom palestrante consegue perfeitamente “vender seu peixe”, usando de artifícios como emoção e reflexão, falando sobre temas às vezes maçantes com a mesma dinâmica e entusiasmos que trata assuntos mais atrativos ao grande público.

Atualmente, não basta um bom currículo, vasta experiência empresarial e inúmeros cursos acadêmicos. Profissionais com este perfil são facilmente superados em uma seleção, por aqueles que possuem oratória afiada e uma boa articulação das palavras.

A necessidade das empresas em ter em seu efetivo, pessoas comunicativas e formadoras de opinião é cada vez maior, para se adaptarem a esta nova realidade do mercado, é sensato que os profissionais do segmento prevencionista busquem aperfeiçoar-se nesta “arte” que é falar em público.

Em geral, uma boa palestra dura cerca de 1 hora e meia, mas em alguns casos a importância do palestrante e do conteúdo justifica eventos de um dia inteiro!
Ao fazer uma palestra o primeiro passo é dominar o assunto de pauta e conhecer perfeitamente seu público alvo. Estes são os fatores determinantes entre o sucesso e o fracasso de um evento. Com estas informações em mão, a segunda etapa é garantir que o vocabulário utilizado será de fácil entendimento dos instruídos.

O mais importante é não perder de vista que uma boa palestra é, antes demais nada, aquela que atende às demandas da empresa e que está conectada com a realidade dos participantes.

Hoje já não mais existe evento corporativo sem palestra. Ninguém sabe ao certo como este movimento começou, mas é fato que esta dinâmica só tende a crescer.

Hugo Krug é o idealizador, administrador e um dos moderadores do Fórum da Segurança (www.forumdaseguranca.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario.

Ferrer
Salvador/Bahia/Brasil