sábado, 18 de abril de 2009

Artigo da Milena Sena

Segurança na Gestão de Pessoas – Qual o valor agregado a uma organização quando ela se preocupa com a segurança na contratação e na demissão dos seus colaboradores?

Dentro desse conceito de Segurança da Gestão de Pessoas, podemos perceber que alguns pontos são importantes, tais como: o recrutamento, a seleção, a admissão e a demissão dos colaboradores.

O recrutamento é o procedimento que visa a atrair candidatos capazes de ocupar cargos dentro da organização.
A seleção busca dentre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa. Importante ressaltar que nesse momento já se deve levantar informações importantes sobre o candidato, tais como: disciplina, competência, idoneidade, endereço, relações interpessoais, referências profissionais, etc.

Admissão - esta é a fase de contratação dos candidatos que atenderam, a priori, os requisitos dos cargos que foram disponibilizados. E neste momento é de suma importância avaliar alguns aspectos a respeito da segurança da Organização. Segundo Marcos Mandarini (2005), os cuidados que devem ser observados pelo setor de segurança, conforme as divisões do processo de admissão são:

* Experiência - função a ser desempenhada, nível de acesso, limitação funcional, controle e avaliação;
* Temporária - função a ser desempenhada, nível de acesso, limitação funcional e controle;
* Definitiva – evitar função sensível no início, aumentar o nível de acesso paulatinamente e utilizar o maior prazo de experiência possível.

Porém, é interessante a implementação da política de acompanhamento do desempenho funcional dos seus colaboradores, pois eles lidam com informações e dados que são importantes para o sucesso e a estabilidade da Organização.

A segurança nesta política é necessária, pois visa definir a sensibilidade das funções. E esta, por sua vez, será identificada em função do nível de acesso aos segredos da empresa e em função da importância e periculosidade da atividade em relação ao processo operacional da Organização. Outrossim, vale ressaltar que a análise dos dados e informações pessoais auxilia o setor de segurança na identificação da motivação de determinadas atitudes que ajudam a esclarecer grande parte dos incidentes de segurança, bem como, concluir o significado dos eventos com potencial para causar danos a Organização.

Demissão – é o ato de encerrar o vínculo profissional entre a Organização e o colaborador. Este afastamento pode ser dividido em: a pedido ou por dispensa. Na demissão a pedido, deve ser observado o motivo real da solicitação. E depois adotar algumas ações, como por exemplo:

* Levantar o nível de insatisfação com a empresa;
* Verificar se existe termo de confiabilidade.

Na demissão por dispensa, o setor de segurança dever ter uma atenção maior, pelo fato de existir um potencial de dano. A causa da demissão indicará o nível de preocupação, bem como, as medidas que deverão ser adotadas. Porém, algumas ações deverão ser desenvolvidas pelo setor de segurança, tais como:

* Levantar o nível de insatisfação com a empresa;
* Reduzir ao máximo o nível de insatisfação;
* Se o ex-colaborador exercia função sensível deve-se buscar: relocação temporária, manutenção do vínculo com a empresa, verificação esporádicas do comportamento do ex-funcionário, etc.

É importante também que seja realizada uma entrevista de desligamento, pois é uma oportunidade de levantar: o nível de descontentamento, identificar deficiências e vulnerabilidade, sugerir correções e evitar a repetição de erros. Outra ferramenta importante é a manutenção do vínculo com o ex-colaborador, seja no aspecto, emocional, filantrópico, social ou de qualquer natureza.

“A informação é um ativo que, como qualquer outro, importante para os negócios, tem um valor para a organização. A segurança da informação protege a informação de diversos tipos de ameaças para garantir a continuidade dos negócios, minimizar os danos ao negócio e maximizar o retorno dos investimentos e as oportunidades de negócios”. (NBR ISO/IEC 17799:2001, pág. 2).

Dentro desse conceito podemos avaliar que a informação é um bem intangível para uma Organização. E manter essa informação segura é o segredo do sucesso e de uma longa vida no ambiente extremante competitivo. Desta forma, o valor que a Organização agrega quando ela se preocupa com a segurança, no momento da admissão e demissão dos seus colaboradores, podem ser vistos por duas vertentes:

* A contratação bem feita se traduz num investimento, que no futuro breve, irá trazer resultados positivos para a organização e para o colaborador;
* E no momento do afastamento do colaborador assegurar a boa imagem da organização, ou seja, manter uma referência idônea e garantir o sigilo das informações importantes.

REFERÊNCIAS

MEIRELES, Nino Ricardo. Desmitificando a segurança . Salvador: [s.n], 2002.

MEIRELES, Nino Ricardo e CÉSARE, Francisco. Recursos Humanos no Setor de Segurança: O que você precisa saber . Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2005.

JANUZZI, Lidercio. Recrutamento pela internet . Disponível em: http://www.rh.com.br/ler.php?cod=3739&org=2. Acesso em: 19 agosto 2006.

NANIAS, Alessandra. A importância da seleção no processo da contratação . Disponível em: http://www.rh.com.br/ler.php?cod=3544&org=2. Acesso em 19 agosto 2006.

Milena Sena Batista, primeira Sargenta da PMBA, instrutora de Escola de Formação de Vigilantes,graduada em Gestão de Segurança Empresarial e Pós-graduando em Consultoria Empresarial.

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Ferrer
Salvador/Bahia/Brasil