29/3/2011 11:34, Redação, com agências - de Salvador
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia iniciou nesta terça-feira a ocupação permanente na comunidade Calabar, no bairro de Ondina, em Salvador. Cerca de 300 policiais, entre militares e civis, participaram da operação de combate ao tráfico de drogas.
O bairro Calabar vai contar com uma Base Comunitária de Segurança, conhecida como versão baiana das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro.
A polícia permanecerá na comunidade até o fim de abril, quando será instalada a Base Comunitária de Segurança. Segundo dados da Polícia Militar da Bahia, Calabar tem 18,5 mil habitantes.
A parceria com o governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Pronasci, prevê que sejam instaladas 164 UPPs no estado. Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, isso deve acontecer “ao longo de quatro a cinco anos”.
Além da ocupação, serão realizadas ações sociais, algumas já previstas, como a reforma da quadra de esportes e a ampliação no atendimento do posto de saúde do bairro.
A ocupação e a posterior construção da Base Comunitária de Segurança do Calabar integram o Programa Pacto pela Vida, que prioriza as áreas críticas, com aplicação de ações mais efetivas de combate à criminalidade.