quarta-feira, 2 de junho de 2010

Centrais Sindicais preparam pauta para os Presidenciaveis!

01.06.2010

Sindicalistas se reuniram hoje, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, para discutir e aprovar um documento com as principais reivindicações e propostas da classe trabalhadora. As propostas são resultado da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).

Segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, o texto aprovado ao fim do evento será apresentado a todos os candidatos à Presidência da República, de quem os sindicalistas cobrarão o compromisso com a pauta apresentada. Segundo Henrique, a intenção é levar as sugestões dos trabalhadores e, posteriormente, cobrar do próximo governo a sua implementação.

Para Henrique, a união das cinco centrais em torno de um objetivo comum é um sinal da maturidade do movimento. “Percebemos que se continuarmos lutando entre nós não vamos conseguir nada. A assembleia mostra a maturidade do movimento sindical para construir a unidade quando esta é do interesse da classe trabalhadora, mesmo com as diferenças de concepções e de práticas que continuam existindo entre as centrais”.

A agenda conjunta das entidades está dividida em seis eixos: crescimento econômico com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno; valorização do trabalho decente com igualdade e inclusão social; valorização do papel do Estado como promotor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental; democracia com efetiva participação popular; soberania e integração internacional e garantia dos direitos sindicais e das negociações coletivas.

Cada eixo é dividido em vários tópicos que vão da jornada de trabalho de 40 horas semanais ao estabelecimento de limites às grandes propriedades rurais e à atualização dos índices de produtividade no campo, passando pelas reivindicações de ensino público e dos serviços de saúde universais, reformas tributária e política, fim das terceirizações e do fator previdenciário.